8 razões para você escolher o LinkedIn

8 razões para você escolher o LinkedIn e se dar bem!

Texto atualizado em 14/05/2018

Desde que criei a minha conta no LinkedIn em 2009, aprendi muito sobre o que essa ferramenta poderia fazer a meu favor. Aprendi que o LinkedIn poderia me ajudar a construir uma ótima rede de contatos para conquistar emprego, gerar negócios, capacitar-me e até mesmo para me inspirar. Vou te mostrar 8 razões que considero bem interessantes para você entender o que essa rede social pode fazer também por você. Boa leitura!

1- Visibilidade para você como Profissional

  • São mais de 500 milhões de profissionais conectados ao redor do mundo e mais de 32 milhões só aqui no Brasil;
  • Mais de 46 milhões de estudantes e recém-formados;
  • Você tem a possibilidade de criar um perfil dinâmico, muito mais atraente do que um currículo no papel, ou sejá, é possível se vender não apenas com conteúdo escrito, mas inserindo vídeos, imagens, apresentações de portfólio, links para sites entre outros;
  • Você pode ser recomendado pelas suas conexões e isso mostra sua credibilidade e competência;
  • Você pode escrever artigos, compartilhar notícias e dessa forma criar uma autoridade no seu segmento de atuação para atrair novas conexões;
  • Os profissionais de Recursos Humanos, Headhunters, estão cada vez mais antenados em buscar profissionais pelo LinkedIn.
Perfil de Gabriela Paiva

2- Visibilidade para sua empresa

  • Você pode criar uma página corporativa mostrando como a sua empresa funciona, sua misão e seus valores, ações de endomarketing, notícias do segmento, e dessa forma atrair novos talentos, parceiros e fornecedores;
  • Além da página corporativa, você pode criar uma showcase, espaço para interagir com seu público e inserir ainda mais conteúdo sobre a empresa.
  • E se ainda preferir, pode contratar a publicidade do LinkedIn para divulgar a sua página ou direcionar para sites externos.

3- Gerenciamento de Networking

  • Você pode estabelecer novas conexões todos os dias. De acordo com o LinkedIn, são mais de 2 usuários por segundo acessando a plataforma no mundo!
  • Pode enviar um convite de conexão bem elaborado, com uma mensagem personalizada, para um profissional que deseja;
  • Você pode enviar uma mensagem direcionada para um público seleto, que ainda não é sua conexão (InMail);
  • Além disso, você tem como solicitar que uma conexão te referencie para outra conexão desejada;

4- Busca por emprego direcionada

  • Você pode pesquisas por vagas em diversos filtros: por cargo, por empresa, por cidade, etc.;
  • Pode salvar as vagas selecionadas;
  • Configurar o alerta de vagas para receber um aviso quando a vaga desejada for publicada;
  • Pesquisar as empresas onde quer trabalhar e tentar conhecer seus valores através de conexões que já trabalham nela;
  • Além disso, você pode pagar a assinatura Premium Job Seaker e obter vantagens como: créditos de InMails (para você enviar mensagem para pessoas que não são suas conexões), busca avançada e passa a aparecer no topo dos resultados das pesquisas dos recrutadores. E sabe o que é melhor? O LikedIn garante o seu crédito de InMail. Se a pessoa não te responde em 72 horas, ele devolve o seu crédito para ser utilizado novamente!
  • Algumas vagas já permitem utilizar o próprio perfil do LinkedIn para análise ao invés de você ter que mandar por e-mail o currículo padrão ou ter que se registrar em outro site fora do LinkedIn.

5- Contato direto com seu público-alvo

  • Segundo o LinkedIn, as pessoas atendem uma mensagem pelo LinkedIn 3 vezes mais que num e-mail normal. Pensem quantos e-mails uma pessoa recebe todos os dias dentro da própria empresa. Você vai parecer uma agulha no palheiro.
  • Com assinatura Premium você tem acesso a pesquisa avançada para encontrar o seu público de interesse. Ex.: Pesquisar por “diretores de empresa”, “gerentes de marketing”, “headhunters” e depois enviar InMail direcionado para cada pessoa.

6- Produtividade nos negócios

  • Segundo o LinkedIn, os líderes em vendas sociais criam 45% mais oportunidade de negócios, têm uma probabilidade 51% maior de atingirem suas metas e são 78% mais produtivo;
  • Como o Sales Navigator (uma das assinaturas Premium) você pode trabalhar em buscas avançadas, ter créditos de InMail, traçar o seu target e receber leads do próprio LinkedIn, ter integração com CRM da sua empresa entre outros benefícios;
  • Com o LinkedIn você pode entender melhor seu público, você pode “seguir” um perfil, sem necessariamente convidá-lo para ser sua conexão num primeiro momento. Dessa forma você passa a conhecê-la melhor e a ter insights para uma aproximação;
  • Imagine fazer contatos sem precisar ligar inúmeras vezes para conseguir falar com a pessoa desejada. Perceba a economia de tempo e dinheiro que você pode ter com esse tipo de abordagem.

7- Conteúdo, muitos conteúdos!

  • Você pode fazer uma assinatura Premium e ter direito aos milhares de treinamento do LinkedIn Learning. Há a possibilidade de experimentar todas as assinaturas Premium por um período de 30 dias gratuitamente.
  • Você pode se informar todos os dias com os artigos e apresentações encontradas na página inicial, grupos e Slideshare.
  • Não basta ter conexões, é preciso nutrir o seu networking com informações relevantes, notícias interessantes. Então além de ler todo o conteúdo disponível, você pode escrever também seus artigos e publicar suas apresentações no slideshare;
  • Você vai encontrar mais conteúdos nos diversos grupos existentes na rede.
  • Você se capacita, compartilha conhecimento e se inspira também!

8- Publicidade direcionada B2B

  • Você pode alcançar um público-alvo B2B muito definido e seleto para divulgar sua página corporativa, um conteúdo publicado, um serviço/produto, um evento, etc. São vários formatos, como: Sponsored Content, Sponsored InMail e Text Ads.

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O que é o LinkedIn?

  • LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo;
  • Oficialmente foi lançada em 5 de maio de 2003;
  • no Brasil são mais de 32 milhões. São mais de 500 milhões de integrantes no mundo;
  • Missão:

Conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e vem-sucedidos.

  • A origem da receita do LinkedIn é proveniente de:
    • Assinaturas Premium: são as assinaturas pagas para você ter benefícios exclusivos, como a pesquisa avançada e InMail;
    • Soluções de Talentos: são soluções para recrutamento;
    • Soluções de Marketing: publicidade no LinkedIn.
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Fonte: https://press.linkedin.com/about-linkedin

Aplicativos

O LinkedIn preparou vários aplicativos para você ter todos os conteúdos visualizados no celular. Basta baixá-los na Store do seu celular:

  • LinkedIn Mobile: para visualizar sua timeline, perfil;
  • LinkedIn Job Search: para realizar buscas por vagas de emprego;
  • LinkedIn Learning: para realização dos cursos;
  • LinkedIn Recruiter: Recrutamento de pessoas.
  • LinkedIn Sales Navigator: geração de leads.

Assinaturas Premium

Essas são as modalidades existes de assinaturas Premium. Experimente!

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Metas para criar uma forte presença no LinkedIn

Não basta estar no LinkedIn, é preciso trabalhar bastante para construir uma presença forte no LinkedIn. Para isso, estabeleça metas simples. Segue uma sugestão, mas cada um pode definir melhor a sua:

Dia/Semana:

  • Acesse o LinkedIn seja no desktop, Laptop ou mobile;
  • Participe de algum debate nos grupos que você está inserido;
  • Dê um “Like”/”Gostei”, comente em algo que realmente te chamou a atenção ou para valorizar a sua conexão;
  • Compartilhe alguma notícia;
  • Leia um ou mais artigos ou slides e, se possível, contribua com algum comentário.

Mes/Ano:

  • Atualize seu perfil, troque sua foto e capa de tempos em tempos;
  • Participe da plataforma de aconselhamento profissional.
  • Programe-se para participar de eventos de networking presenciais;
  • Relacione as suas principais conexões e convide-as para um almoço para trocar ideias, analisar as tendências do mercado.

Texto atualizado em 14/05/2018

Se você quiser trocar alguma ideia comigo, entre em contato.

Gabriela Paiva

Consultora de Marketing Digital e Especialista em LinkedIn.

www.gabrielamarketing.com.br
contato@gabrielamarketing.com.br
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