8 razões para você escolher o LinkedIn e se dar bem!
Texto atualizado em 14/05/2018
Desde que criei a minha conta no LinkedIn em 2009, aprendi muito sobre o que essa ferramenta poderia fazer a meu favor. Aprendi que o LinkedIn poderia me ajudar a construir uma ótima rede de contatos para conquistar emprego, gerar negócios, capacitar-me e até mesmo para me inspirar. Vou te mostrar 8 razões que considero bem interessantes para você entender o que essa rede social pode fazer também por você. Boa leitura!
1- Visibilidade para você como Profissional
- São mais de 500 milhões de profissionais conectados ao redor do mundo e mais de 32 milhões só aqui no Brasil;
- Mais de 46 milhões de estudantes e recém-formados;
- Você tem a possibilidade de criar um perfil dinâmico, muito mais atraente do que um currículo no papel, ou sejá, é possível se vender não apenas com conteúdo escrito, mas inserindo vídeos, imagens, apresentações de portfólio, links para sites entre outros;
- Você pode ser recomendado pelas suas conexões e isso mostra sua credibilidade e competência;
- Você pode escrever artigos, compartilhar notícias e dessa forma criar uma autoridade no seu segmento de atuação para atrair novas conexões;
- Os profissionais de Recursos Humanos, Headhunters, estão cada vez mais antenados em buscar profissionais pelo LinkedIn.
2- Visibilidade para sua empresa
- Você pode criar uma página corporativa mostrando como a sua empresa funciona, sua misão e seus valores, ações de endomarketing, notícias do segmento, e dessa forma atrair novos talentos, parceiros e fornecedores;
- Além da página corporativa, você pode criar uma showcase, espaço para interagir com seu público e inserir ainda mais conteúdo sobre a empresa.
- E se ainda preferir, pode contratar a publicidade do LinkedIn para divulgar a sua página ou direcionar para sites externos.
3- Gerenciamento de Networking
- Você pode estabelecer novas conexões todos os dias. De acordo com o LinkedIn, são mais de 2 usuários por segundo acessando a plataforma no mundo!
- Pode enviar um convite de conexão bem elaborado, com uma mensagem personalizada, para um profissional que deseja;
- Você pode enviar uma mensagem direcionada para um público seleto, que ainda não é sua conexão (InMail);
- Além disso, você tem como solicitar que uma conexão te referencie para outra conexão desejada;
4- Busca por emprego direcionada
- Você pode pesquisas por vagas em diversos filtros: por cargo, por empresa, por cidade, etc.;
- Pode salvar as vagas selecionadas;
- Configurar o alerta de vagas para receber um aviso quando a vaga desejada for publicada;
- Pesquisar as empresas onde quer trabalhar e tentar conhecer seus valores através de conexões que já trabalham nela;
- Além disso, você pode pagar a assinatura Premium Job Seaker e obter vantagens como: créditos de InMails (para você enviar mensagem para pessoas que não são suas conexões), busca avançada e passa a aparecer no topo dos resultados das pesquisas dos recrutadores. E sabe o que é melhor? O LikedIn garante o seu crédito de InMail. Se a pessoa não te responde em 72 horas, ele devolve o seu crédito para ser utilizado novamente!
- Algumas vagas já permitem utilizar o próprio perfil do LinkedIn para análise ao invés de você ter que mandar por e-mail o currículo padrão ou ter que se registrar em outro site fora do LinkedIn.
5- Contato direto com seu público-alvo
- Segundo o LinkedIn, as pessoas atendem uma mensagem pelo LinkedIn 3 vezes mais que num e-mail normal. Pensem quantos e-mails uma pessoa recebe todos os dias dentro da própria empresa. Você vai parecer uma agulha no palheiro.
- Com assinatura Premium você tem acesso a pesquisa avançada para encontrar o seu público de interesse. Ex.: Pesquisar por “diretores de empresa”, “gerentes de marketing”, “headhunters” e depois enviar InMail direcionado para cada pessoa.
6- Produtividade nos negócios
- Segundo o LinkedIn, os líderes em vendas sociais criam 45% mais oportunidade de negócios, têm uma probabilidade 51% maior de atingirem suas metas e são 78% mais produtivo;
- Como o Sales Navigator (uma das assinaturas Premium) você pode trabalhar em buscas avançadas, ter créditos de InMail, traçar o seu target e receber leads do próprio LinkedIn, ter integração com CRM da sua empresa entre outros benefícios;
- Com o LinkedIn você pode entender melhor seu público, você pode “seguir” um perfil, sem necessariamente convidá-lo para ser sua conexão num primeiro momento. Dessa forma você passa a conhecê-la melhor e a ter insights para uma aproximação;
- Imagine fazer contatos sem precisar ligar inúmeras vezes para conseguir falar com a pessoa desejada. Perceba a economia de tempo e dinheiro que você pode ter com esse tipo de abordagem.
7- Conteúdo, muitos conteúdos!
- Você pode fazer uma assinatura Premium e ter direito aos milhares de treinamento do LinkedIn Learning. Há a possibilidade de experimentar todas as assinaturas Premium por um período de 30 dias gratuitamente.
- Você pode se informar todos os dias com os artigos e apresentações encontradas na página inicial, grupos e Slideshare.
- Não basta ter conexões, é preciso nutrir o seu networking com informações relevantes, notícias interessantes. Então além de ler todo o conteúdo disponível, você pode escrever também seus artigos e publicar suas apresentações no slideshare;
- Você vai encontrar mais conteúdos nos diversos grupos existentes na rede.
- Você se capacita, compartilha conhecimento e se inspira também!
8- Publicidade direcionada B2B
- Você pode alcançar um público-alvo B2B muito definido e seleto para divulgar sua página corporativa, um conteúdo publicado, um serviço/produto, um evento, etc. São vários formatos, como: Sponsored Content, Sponsored InMail e Text Ads.
O que é o LinkedIn?
- LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo;
- Oficialmente foi lançada em 5 de maio de 2003;
- Só no Brasil são mais de 32 milhões. São mais de 500 milhões de integrantes no mundo;
- Missão:
Conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e vem-sucedidos.
- A origem da receita do LinkedIn é proveniente de:
- Assinaturas Premium: são as assinaturas pagas para você ter benefícios exclusivos, como a pesquisa avançada e InMail;
- Soluções de Talentos: são soluções para recrutamento;
- Soluções de Marketing: publicidade no LinkedIn.
- Assinaturas Premium: são as assinaturas pagas para você ter benefícios exclusivos, como a pesquisa avançada e InMail;
Aplicativos
O LinkedIn preparou vários aplicativos para você ter todos os conteúdos visualizados no celular. Basta baixá-los na Store do seu celular:
- LinkedIn Mobile: para visualizar sua timeline, perfil;
- LinkedIn Job Search: para realizar buscas por vagas de emprego;
- LinkedIn Learning: para realização dos cursos;
- LinkedIn Recruiter: Recrutamento de pessoas.
- LinkedIn Sales Navigator: geração de leads.
Assinaturas Premium
Essas são as modalidades existes de assinaturas Premium. Experimente!
Metas para criar uma forte presença no LinkedIn
Não basta estar no LinkedIn, é preciso trabalhar bastante para construir uma presença forte no LinkedIn. Para isso, estabeleça metas simples. Segue uma sugestão, mas cada um pode definir melhor a sua:
Dia/Semana:
- Acesse o LinkedIn seja no desktop, Laptop ou mobile;
- Participe de algum debate nos grupos que você está inserido;
- Dê um “Like”/”Gostei”, comente em algo que realmente te chamou a atenção ou para valorizar a sua conexão;
- Compartilhe alguma notícia;
- Leia um ou mais artigos ou slides e, se possível, contribua com algum comentário.
Mes/Ano:
- Atualize seu perfil, troque sua foto e capa de tempos em tempos;
- Participe da plataforma de aconselhamento profissional.
- Programe-se para participar de eventos de networking presenciais;
- Relacione as suas principais conexões e convide-as para um almoço para trocar ideias, analisar as tendências do mercado.
Texto atualizado em 14/05/2018
Se você quiser trocar alguma ideia comigo, entre em contato.
Gabriela Paiva
Consultora de Marketing Digital e Especialista em LinkedIn.
www.gabrielamarketing.com.br
contato@gabrielamarketing.com.br