Você que é empreendedor, dono do seu próprio negócio, e depende exclusivamente das redes sociais para vender no mundo digital. Você já parou para pensar se o WhasApp ficasse bloqueado por mais de 72 horas, se o Facebook decidisse finalizar sua operação amanhã? São alguns exemplos para fazer você refletir. Você tem um plano B? Você tem um planejamento de marketing digital do seu negócio?
Perguntei para alguns profissionais por que eles não tinham um site para divulgar o negócio deles. Num primeiro momento, a grande maioria me devolveu a seguinte pergunta: preciso criar um site para o meu negócio?
Por que você precisa criar um site?
1- O site é a sua vitrine, seu endereço comercial.
As pessoas podem conhecer melhor quem é você, saber onde encontrá-lo e isso gera credibilidade. Além disso, ter um site bem feito aumenta a possibilidade de você ser visto nos resultados de busca. Quando você precisa de algum serviço ou produto, quais são as duas fontes que você procura? Indicação de um amigo e Google!
2- As regras do site são criadas por você.
Nas redes sociais, as regras são criadas pelos seus proprietários. Muitos reclamam que o Facebook mudou as regras e que agora não é mais possível entregar os posts para toda a audiência de sua fanpage. Na verdade, você pode entregar seu conteúdo, mas não mais de forma orgância (natural, sem custos), você precisa pagar para o Facebook, o que não há nada de errado nisso. Camila Porto, uma das referências de estratégias no Facebook, comentou o seguinte: “A audiência do Facebook não é sua, ela é emprestada”.
3- O domínio que você registra é universal e é seu.
O domínio é o que consta no endereço da internet: www.seudominio.com.br. O valor de manutenção é em torno de R$ 30,00 por ano. Bem acessível!
4- No site você pode inserir todas as informações a respeito do seu negócio.
- História da sua empresa, da marca;
- Pontos de venda (PDV);
- Política de comercialização;
- Portfólio de produtos e serviços;
- Testemunhos de clientes;
- Artigos, notícias, entre outros.
5- Você tem a autonomia de atualizar o conteúdo do site.
Com as plataformas de criação de site, que utilizam o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), como o WordPress, você não fica dependendo exclusivamente de um profissional para atualizar o conteúdo. Você mesmo poderá fazer as principais atualizações.
6- O blog fica dentro do site.
O blog tem um papel super importante, o de gerar notícias para o seu público-alvo. E gerando notícias relevantes, você atrai pessoas, coleta informações e as transformam em clientes.
Por que você precisa das redes sociais?
1- Para relacionar-se, interagir com seu púlbico.
2- Para ouvir as “dores” do seu público. O que eles precisam? O que eles tanto querem? Como posso resolver?
3- Para divulgar marca, produtos, ofertas, serviços.
4- Para gerar tráfego para o seu site!
5- Para gerar vendas!
Agora que você entende o porquê de criar um site para o seu negócio e ter as redes sociais como forte aliada, eu sugiro que você invista um tempo em seu planejamento e plano de ação. Não adianta sair criando sites, perfis em todas as redes sociais, se você não souber exatamente o que quer, o que precisa, como realizará essas ações e qual será o investimento a curto, médio e longo prazo!
Comece de acordo com suas possibilidades, mas comece!
Se você tiver alguma dúvida ou quiser contribuir com alguma informação, escreva no comentário abaixo ou mande um e-mail para: contato@gabrielamarketing.com.br.