O feed de notícias do Instagram agora funciona como no Facebook, ou seja, os conteúdos que são mostrados no feed é aquilo que o Instagram acredita ser bom pra você e não mais da forma cronológica que era anteriormente, quando todas as publicações de quem você seguia eram mostradas para você.
Com os algorítimos, as redes sociais passam a mostrar os conteúdos de uma forma mais lógica, que tem a ver com as interações que você realiza, como os cliques nas postagens, compartilhamentos e comentários. Se você curtiu um post sobre saúde e uma foto de um determinado amigo, a tendência é que você continue recebendo assuntos pertinentes à saúde e sobre esse seu amigo. E dessa mesma forma acontecerá com os seguidores do seu negócio. Quanto mais eles interagirem com suas publicações, mais o instagram te mostrará no feed de notícias deles.
No dia 21 de junho o Instagram anunciou o atingimento de mais de 500 milhões de usuários, sendo que mais de 300 milhões utilizam a ferramenta todos os dias. É uma comunidade cada vez mais global, com 80% dos usuários fora dos Estados Unidos. Com tantas pessoas acessando ao mesmo tempo, fica praticamene impossível receber todas as publicações no seu feed de notícias.
Já parou para pensar que de todos os seus amigos, pessoas e empresas que você segue, você tem ouvido falar apenas de algumas delas? Você provavelmente está vendo aquilo que o Instagram achou que seria melhor para você.
Vamos agora ao que interessa, confira as sete dicas que preparei para você alavancar seu negócio no Instagram:
Configure sua conta comercial
Este ano, o Instagram disponibilizou a versão comercial/business e se você ainda não converteu sua conta, aproveite para fazer agora!
Com a conta comercial, você tem vários relatórios bem insteressantes sobre sua audiência e suas publicações.
Você precisa clicar na “engrenagem” que aparece na sua página inicial, canto superior direito e depois desmarcar a conta privada, pois ela deverá ser pública e mudar o perfil para o perfil comercial. Depois é só configurar as informações do seu negócio.
Publique imagens e textos inspiradores
Quanto mais a sua imagem e sua descrição trouxer algum significado para as pessoas, mais interações você terá, e consequentemente, mais as suas publicações aparecerão no feed de notícias de seus seguidores. Escreva a história da foto, descreva o momento em que a foto foi tirada.
Em cada descrição, crie sempre um call to action (chamada para uma ação), faça perguntas, pois dessa forma você instiga as pessoas a comentarem também no seu post.
Jordan Lore, especialista de marketing de conteúdo na empresa Wishpond, cita o exemplo dos posts da National Geographic, que descrevem as aventuras e técnicas aplicadas para aquele resultado de imagem. Sem dúvida, muito inspirador!
Use mais hashtags
Se você insere as hashtags relevantes para seu negócio, você amplia as chances de ser encontrado e do usuário gostar de seu conteúdo. Evite as hashtags genéricas. Aposte em termos que realmente dizem sobre o seu negócio.
Faça uma pesquisa de negócios semelhantes ao seu no Instagram e comece a anotar as hashtagas mais utilizadas. Anote umas trinta opções, salve num bloco de notas que seja fácil de você copiar e colar e aplique em suas postagens.
Dica do Jordan Lore, que eu tenho aplicado e realmente funciona: publique todas as hashtags num comentário separado da publicação, dessa forma elas ficam escondidas no feed de notícias dos usuários e só aparecerão se todos os comentários forem vistos. A publicação fica mais clean!
Publique menos, mas com alta qualidade
Se organicamente, o Instagram mostra para os usuários as publicações das contas que eles mais interagem e se você publica vários posts por dia, o engajamento e interação com seus seguidores pode ficar diluído. O mais importante não é a quantidade de publicações, mas a qualidade de conteúdo.
Conheça seus seguidores, pense no que o seu público quer ver e ouvir de você. Planeje suas publicações. Monte um calendário de postagens.
Publique vídeos
Segundo o Instagram, o engajamento por vídeos aumentaram em 40%, de setembro/2015 a março/2016.
Você pode gravar experiências, dicas, os bastidores do seu negócio, funcionalidades de seu produto, entre outros. Basta ver tantos vídeos legais circulando como: os tutoriais de maquiagem, lugares para turismo, eventos, etc. É claro que a produção desses vídeos são muito sofisticadas, mas pra quem está começando, um celular consegue fazer bem o serviço. E se você não tem a mínima habilidade pra produzir vídeos curtos, procure por ajuda de amigos e profissionais.
Veja o exemplo da empresa Senhorita Açúcar, que de uma forma simples e com um celular, conseguiu mostrar um pouco dos bastidores do negócio dela.
Bons vídeos costumam ser mais atrativos que uma imagem. O Instagram permite publicação de vídeos de até 1 minuto.
Instagram Stories
Este ano, o Instagram lançou a funcionalidade Instagram Stories, onde você publica suas histórias através de uma ou mais imagens e/ou vídeos curtinhos. Quando publicado mais de uma imagem/vídeo, um fica na sequência do outro e você pode ir gravando durante o dia. O conteúdo fica disponível para seus seguidores por 24 horas.
Utilizar o Instagram Stories é uma maneira de chamar a atenção de seus seguidores, pois fica em destaque logo no topo do aplicativo. A minha dica é publicar até quatros imagens/vídeos em cada intervalo de 24 horas, pois testei e percebi que as pessoas não têm muita paciência de ver toda a sequência dos conteúdos, mas teste em seu negócio e avalie. Enquanto o conteúdo está no ar, você consegue acompanhar um relatório de visualizações.
Veja como funciona o Instagram Stories:
Considere comprar mídia
Se você estava acostumado com um alcance orgânico, muito provavelmente verá essa audiência encolher e precisará investir na promoção de suas publicações para chegar em seus clientes potenciais. Considere comprar mídia, porque isso permite ampliar sua visibilidade e direcionar um link direto para o seu site, promover o telefone ou endereço físico de sua empresa.
Você divulga uma imagem, um slide de imagens ou vídeo e se o cliente se interessar pelo conteúdo, ele clica no link que você configurar. No caso de um link para o site, você aumenta o tráfego e aumenta as chances do visitante virar cliente.
Espero que essas estratégias ajudem em seu negócio! Se você teve alguma experiência ou tem alguma dica para compartilhar, escreva no comentário abaixo ou entre em contato: contato@gabrielamarketing.com.br. Meu instagram é: @gabrielamarketing
Gabriela Paiva