O que publicar no LinkedIn para dar visibilidade para sua carreira ou negócio

Se você quer dar visibilidade para sua carreira e negócio, você precisa sair da sua zona de conforto, arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Não basta você ter um currículo lindo, um perfil bem preenchido no LinkedIn (o que é mais que necessário), e esperar que as coisas aconteçam. É preciso movimentar-se, fazer algo mais.

Existem formas de você aumentar sua visibilidade no LinkedIn e uma delas é compartilhar conteúdo relevante. Não tenho aqui a pretensão de ensinar a produzir conteúdo, pra isso a gente conta com os especialistas da área, mas sim, de alertá-lo e orientá-lo nas possibilidades que existem. Pra isso, montei um passo a passo simples para nortear o seu trabalho.

Identifique seus objetivos

  • Seu objetivo no LinkedIn é carreira ou negócio?
  • Como carreira, o que você almeja? Ex.: Quero trabalhar no ramo de cosméticos ou quero mostrar minhas habilidades como gerente de relacionamento.
  • Como negócio, o que você deseja? Ex.: Quero vender um serviço de design, quero oferecer soluções financeiras, vender um treinamento.

Como você quer ser visto?

  • Por que as pessoas te contratariam? Ou por que contratariam os seus serviços? O que faz você ser diferente dos outros?
  • Você como profissional, pode querer ser visto como um especialista da sua área, como uma pessoa que entende sobre trabalhar em equipe ou que sabe gerenciar pessoas, que tem um perfil analítico, entre tantas outras coisas. Mostre quem você é e o que você sabe fazer.
  • A minha sugestão é que você não venda você ou seu negócio de forma direta. Primeiro as pessoas vão comprar você, como você pensa, quais são seus valores e depois comprarão o que você tem para oferecer.

Defina o conteúdo

  • Dependendo das respostas acima, você vai definir que tipo de conteúdo quer compartilhar. É muito importante que esse conteúdo seja relevante para sua audiência, que ele seja útil e ajude de alguma forma quem está lendo.
  • Como um profissional que quer mostrar habilidades de gerenciamento de pessoas, você define que a maior parte de seus conteúdos compartilhados serão sobre desenvolvimento pessoal, liderança, treinamentos, dicas de gerenciamento, etc.
  • Como um profissional que esteja oferecendo um serviço, como o de soluções financeiras, você pode compartilhar conceitos, análises do mercado finaceiro.

Conheça as formas de publicação do LinkedIn

Slide Share

Você acessa o Slide Share pela aba “Interesses” e você pode compartilhar suas apresentações, infográficos, documentos diversos em PowerPoint, Prezi, entre outros.

slideshare_Linkedin1

slideshare_Linkedin

Na página inicial do seu perfil, você encontra três possibilidades para compartilhar conteúdo: Compartilhar atualizaçao, Carregar Foto e Escreva um artigo.

Linkedin publicacao

Compartilhar atualização

Aqui você pode compartilhar o link de uma notícia que tenha lido dentro do próprio LinkedIn ou de fontes externas, como artigos de seu próprio site ou outros sites de notícias. Pode também compartilhar alguma vaga de emprego que você acredita que seja interessante para a maioria de suas conexões.

Carregar foto

Você pode compartilhar um infográfico, uma foto de um evento que tenha participado, uma foto que inspire junto de uma mensagem também inspiradora.

Escreva um artigo

Escrever bons conteúdos é uma das melhores estratégias para você se destacar. Pra quem ainda não conhece o Pulse, ele é uma plataforma de publicação de artigos dentro do LinkedIn. Utilize o pulse para escrever artigos consistentes. Segue algumas ideias do que você poderia escrever:

  • Um relato de sua experiência gerenciando pessoas, quais os desafios e soluções que você encontrou;
  • O que levar em consideração ao criar o designer de uma embalagem;
  • Um análise do mercado financeiro, com gráficos, comparativos;
  • Uma análise do mercado de cosméticos, com seu ponto de vista;
  • Conteúdos sobre inovação, comportamentos, etc.

Para servir de inspiração, confira o levantamento que o LinkedIn fez dos brasileiros que se destacaram em 2016 em relação às publicações realizadas.

Linkedin Pulse

Cada vez que você compartilha um conteúdo, você aumenta sua visibilidade e reputação. Construir e preservar uma marca, seja ela corporativa ou pessoal, exige dedicação, disciplina e estudo. O importante é começar!

Você costuma compartilhar conteúdo com suas conexões? Qual seu maior desafio? Deixe sua dúvida nos comentários ou mande um e-mail pra mim: contato@gabrielamarketing.com.br

Muito mais conteúdo pra você!

Categorias