Uma maravilhosa lembrança sobre resiliência

Hoje, o Facebook me lembrou de um tempo maravilhoso! Há 7 anos eu vivi uma das experiências mais inusitadas, intensas, mágicas e com muitos desafios. Me fez relembrar de tantos momentos e de como eu fui positiva e resiliente, um termo que naquela época nem se falava tanto como atualmente. Sinto muito orgulho de mim mesma! 😉

Eu e meu esposo resolvemos abraçar a oportunidade de ir morar fora quando nosso primeiro filho tinha 4 meses. Seríamos expatriados pela empresa dele. Moramos quase três anos em Calgary no Canadá, uma cidade fria, mas muito ensolarada. Foi uma grata surpresa, pois é uma cidade linda e maravilhosa pra se viver. 💙 Vi pela primeira vez neve, muita neve!! Sem falar na paisagem durante o verão 😱.

Enquanto Enrique, meu esposo, trabalhava, eu me virava pra cuidar do Lucas, que viajou com 7 meses. Quem é ou já foi mãe de primeira viagem sabe do que estou falando ;). Sobrevivi graças ao apoio do meu maridão e a todos os recursos que eu tinha a meu favor.

A região Oeste do Canadá fala inglês (poucas pessoas falavam francês) e por mais que eu já soubesse um pouco da língua inglesa, vivenciá-la e expressar o que eu precisava da forma correta era bem desafiador no início :). Inclusive chorei muito ao levar o Lucas na escolinha e me perguntava o que eu estava fazendo, como ele iria se comunicar com crianças de várias etnias e com professoras russas, indianas 😂. Depois de alguns dias era difícil tirá-lo da escola, do tanto que ele gostava, com neve ou sem neve e isso me fazia muito bem.

Após três meses utilizando a carteira de motorista brasileira, tive que tirar a carteira de motorista canadense. Em Calgary, a partir dos 14 anos já é possível dirigir, desde que acompanhado por um adulto habilitado e em horários específicos, adultos podem tirar carteiras temporárias, mas também com algumas restrições, até que consiga a carteira definitiva. Como levei um documento oficial do Detran confirmando meu tempo de motorista no Brasil eu consegui tirar a carteira definitiva direto, mas não pense que foi fácil. Passei no teste escrito, mas reprovei no teste de direção, que por sinal é bem diferente do Brasil. O teste levou uma hora de duração em rodovias e na cidade e reprovei porque não parei na faixa de pedestre já que havia uma pessoa na eminência de atravessá-la. Na segunda vez deu tudo certo! UFA!

Sobre trabalho, apesar de ter tido o Work Permit, optei em trabalhar para mim e para minha família. Foi o meu período sabático! Ganhei experiência de vida!

Tive meu segundo filho por lá e pude experienciar um processo de gestação e maternidade canadense. 🤰🏻Quer saber? Foi fantástico!! Pelo menos pra mim que sou prática 😁. O sistema público de saúde renderia um outro post. O que posso dizer é que apesar de não ser perfeito, foi perfeito pra mim ;).

O povo canadense é muito querido e educado. Ter vivido numa sociedade civilizada, com segurança e educação foi incrível! Uma sensação única! Quando vi a foto que o Facebook me mostrou, me vi com o mesmo casaco que estava vestida hoje, só que a diferença é que lá o frio era da “primavera” 😁 e aqui o frio é do outono.

Não vivo do passado, mas as boas lembranças me ajudam a ver o quanto vivi, aprendi e construi e tudo isso só me dá mais forças pra eu conseguir o que eu quiser daqui pra frente. Você também pode! 😍

Muito mais conteúdo pra você!

Categorias