Como aumentar sua visibilidade e credibilidade no Linkedin

O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 700 milhões de usuários, só no Brasil já são mais de 45 milhões. A cada 3 segundos um novo usuário inicia sua jornada dentro da rede. É uma rede conhecida por sua qualidade de informação e seriedade na forma como gerencia os dados.

O que muitos ainda não sabem é que o Linkedin não é uma plataforma apenas para busca de empregos, é também para pessoas diversas se atualizarem com os acontecimentos do mercado, se desenvolverem com conteúdos e cursos, se inspirarem, se relacionarem, divulgarem suas empresas, seus produtos e serviços, atrair talentos e vender.

Mas para que você consiga aumentar sua visibilidade e credibilidade no Linkedin e atingir seus objetivos, não basta apenas criar uma conta e ficar só observando e esperando que as coisas aconteçam, é preciso ser ativo. Você precisa ser dedicado, consistente, coerente para ficar bem posicionado e ser relevante para as pessoas. 

Então Gabi, como posso aumentar minha visibilidade no Linkedin? Anota tudo que vou te contar pra você colocar logo em prática e depois me conta seus resultados:

1. Tenha um perfil completo e atrativo

Ao preencher seu perfil, tenha em mente todas as palavras-chaves possíveis, termos do seu segmento de atuação, pois vai precisar inseri-las nos campos do seu perfil para aumentar as chances de ser encontrado nos resultados de busca pelos recrutadores, outros profissionais e até mesmo pelo Google.

São diversas seções disponíveis para você deixar seu perfil atrativo. Quanto mais você preencher, mais o Linkedin vai te qualificar par ser encontrado. Vou falar um pouco das principais:

  • Foto e Banner
  • Título Profissional
  • Sobre
  • Em destaques
  • Experiências profissionais
  • Formação acadêmica
  • Competências
  • Voluntariado

1.1 Adicione uma foto e imagem para o banner

Os perfis que possuem fotos, são vistos 21 vezes mais em relação aos que não possuem. Foto de frente, nítida e de preferência com um sorriso no rosto.

Para o banner, uma imagem que represente você. Pode ser imagem de uma paisagem, de um lugar, algo que represente o que você é ou faz profissionalmente e até um banner personalizado da sua empresa.

Você pode utilizar o aplicativo Canva para personalizar seu banner com alguma imagem e mensagem, por exemplo.

1.2 Título profissional

O título acompanha você em todos os lugares do Linkedin. Na hora de fazer seu título você pode dizer quem você é, o que faz, pra quem faz e o que resolve.

Leia também: Escrever “Em busca de oportunidade” no título profissional reduz sua chance de ser encontrado pelos recrutadores.

Saia da mesmice, procure destacar sua proposta de valor. Ao invés de colocar apenas: “Vendedor”, o que acha de: Vendedor especialista em vendas B2B do setor financeiro. (B2B = Venda de empresa pra empresa). Esse é só um exemplo, o que quero que reflita é justamente para inserir algo que diferencie você dos demais.

1.3 Faça sua apresentação na seção “Sobre”

Aqui é uma ótima oportunidade de você se vender!! Pense em como você se apresentaria para alguém e traduza isso em palavras. Quem é você, o que gosta, o que é capaz de oferecer e de resolver, suas principais conquistas e seus contatos.

1.4 Em destaque

Essa seção é como se fosse seu outdoor :). É onde você divulga seus feitos, acontecimentos, conquistas, ações, publicações, etc. São provas sociais que chancelam seus conhecimentos e capacidades. Tudo isso pode ser dinâmico e muito estratégico de acordo com seus objetivos. Você pode destacar:

  • Uma publicação, post, que realizou no Linkedin;
  • Um artigo que tenha publicado no Linkedin;
  • Um link externo, como seu site, vídeos do canal de YouTube, etc.
  • Mídia, ou seja, imagens e documentos em .pdf.

1.5 Experiência profissional e Formação acadêmica

As experiências profissionais e formação acadêmica dão o tom de suas qualificações, do que já realizou e conquistou e do que está desempenhando no momento. Preencha tudo e mais um pouco!! Aproveita o campo de descrição para inserir as palavras-chave, lembra do que disse lá no começo? Tudo entra na varredura dos algoritmos para te encontrar :).

Ao digitar o nome da empresa ou instituição de ensino, só aparecerá foto ou logomarca daquelas que tiverem Linkedin Page, ou seja, páginas corporativas. De qualquer forma você pode continuar descrevendo o nome da empresa, mesmo se ela não tiver uma página. Aproveita e faz um alerta para sua empresa entrar no Linkedin também!

1.6 Competências

Você tem até 50 competências para inserir no seu perfil profissional. Essa seção é bastante importante, já que essas competências são usadas no momento que headhunters divulgam vagas de emprego ou quando realizam uma busca por profissionais com as competências que desejam.

Além disso, quando suas conexões recomendam você, você aumenta sua credibilidade naquilo que faz. E deixe em destaque as três competências que mais te representam.

1.7 Voluntariado

O voluntariado tem se tornado cada vez mais reconhecido pelas empresas e pessoas. Mostre o que você tem feito pela sociedade.

1.8 Seja recomendado e recomende suas conexões

Quer prova social melhor que essa? Quando a gente vai comprar algo, contratar o serviço de uma pessoa, o que normalmente a gente faz? Pede indicação, faz pesquisas no google, checa depoimentos, etc.

Você também pode recomendar suas conexões no Linkedin, de forma genuína e verdadeira, e também deve pedir que elas te recomendem. Todos os depoimentos ficam dentro do seu perfil profissional e vão elevar o nível da sua credibilidade. No vídeo dou mais algumas dicas. 😉

1.9 Customize sua URL

A minha por exemplo é: linkedin.com/in/gabrielamarketing/

Além de tornar a URL amigável, ou seja, com um nome ao invés de números e símbolos aleatórios, você ganha visibilidade nos resultados de pesquisas do Google.  Já pesquisou o seu nome no Google pra ver o que aparece?

Você pode alterar a sua URL de dentro do seu perfil em: “Editar seu perfil público e URL”. Clique em “Personalize a URL de seu perfil público” e insira seu nome em letras minúsculas e pode ficar tudo junto, sem pontos ou tracinhos.  

1.10 Faça seu perfil em vários idiomas

Você pode ter vários perfis em línguas diferentes. Faz sentido se houver interesse em negócios, trabalhos e contatos internacionais. Ter o perfil em outras línguas aumenta sua visibilidade no Linkedin, pois quem pesquisar utilizará palavras-chave no idioma desejado.

Se for do seu interesse, depois de criar seu perfil principal, você vai no botão “Adicionar seção no perfil”, “Idiomas com suporte” e escolha em qual língua quer criar. Depois traduza os campos disponíveis.

2. Produza e compartilhe conteúdo

Depois de caprichar na configuração do seu perfil profissional, não tem melhor forma para aumentar sua visibilidade e credibilidade no Linkedin do que produzindo e compartilhando conteúdos que sejam úteis, que inspirem, ensinem algo ou que entretam as pessoas.

Se seu conteúdo é bom, as pessoas engajam. E não serão somente suas conexões que visualizarão seus conteúdos, mas as conexões delas também. O Linkedin dará mais visibilidade pra quem for relevante na rede.

Quando você escreve um artigo, um post, faz uma live ou faz um story, contando sobre seus conhecimentos, as histórias de vida pessoal e profissional, você está mandando uma mensagem para o mercado de quem é, do que é capaz de fazer e do que domina. E você verá o quanto suas experiências também podem servir de aprendizado pra outras pessoas.

Bons conteúdos atraem boas conexões!

Leia também: O que publicar no Linkedin.

3. Adicione conexões de valor

Adicione como conexão normalmente quem você conhece ou tenha uma boa razão pra se conectar, que não seja só vender num primeiro momento. Quando quiser adicionar alguém, ao enviar o convite de conexão, personalize uma nota mencionando quem é você, se possuem contatos em comum e o motivo de estar adicionando a pessoa.  As chances dela te aceitar aumentam.

Leia também: Devo aceitar todos os pedidos de conexão no Linkedin?

Ter conexões que façam sentido pra você e pra pessoa conectada vale muito a pena. E se você se mostrar interessante, agregar valor pra vida das suas conexões, elas poderão te ajudar quando você mais precisar.

4. Siga e interaja com as empresas

Siga empresas que você almeja trabalhar, que você admira, que seja referência para sua área de atuação. Além de ficar antenado com o que acontece, você descobre os profissionais que trabalham nela e que podem ser conexões importantes para carreira ou negócio.

Você pode pesquisar no Linkedin pelas empresas que já conhece e também pode começar dando uma olhadinha nas TOP Companies que o Linkedin elegeu de 2019. Clica na legenda abaixo para ter acesso.

https://www.linkedin.com/pulse/top-companies-2019-onde-os-brasileiros-sonham-trabalhar-rafael-kato

5. Siga e interaja com influenciadores

O Linkedin convida personalidades para escreverem conteúdos diversos na plataforma e também realiza um ranking anual entre os influenciadores mais engajados na rede. Confere na legenda abaixo o link de acesso aos TOP Voices Inlfuencers Brasil de 2019.

Seguir influenciadores diversos amplia sua visão de mundo e se você interage agregando valor amplia sua visibilidade.

https://www.linkedin.com/pulse/linkedin-top-voices-2019-influencers-brasil-rafael-kato/

6. Participe de Grupos

Pesquise por grupos de seu interesse utilizando palavras-chave no campo de pesquisa e depois filtre por “grupos”. Selecione o que for de seu interesse e solicite participação ao administrador.

Fique atento às regras de cada grupo e dedique-se a participar sempre que possível com publicação de conteúdos e interagindo em outras publicações. Quando você publica em grupos, você aumenta sua visibilidade.

E sabia que você também pode criar um grupo?

Resumo final

Desejo que tenha aproveitado todo o conteúdo e entendido como aumentar sua visibilidade e credibilidade no Linkedin. Tenha sempre em mente que é preciso cuidar de detalhes no seu perfil profissional, ser útil, inspirador com seus conteúdos e cultivar relações com gentileza e empatia. Não aposte em jeitinhos e truques, aposte em ser autêntico, consistente, coerente e em produzir coisas boas!

O Linkedin é uma comunidade pra você se inspirar, construir relações e descobrir muitas oportunidades.

E se você chegou até aqui e como eu acredito no poder das boas conexões, que tal a gente também se conectar no Linkedin?


Se você tem interesse em consultoria individual ou em grupo sobre estratégias de atuação no Linkedin para profissionais e empresas, entre em contato comigo pelo WhasApp: 41 98405-4753 ou envie e-mail para: contato@gabrielamarketing.com.br

Muito mais conteúdo pra você!

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