Ontem fui ao Teatro Paiol pra assistir a palestra do Marcos Giovanella, diretor de internet e mídias sociais da Prefeitura de Curitiba, a Prefs, com o tema: “Comunicação assertiva com diversos públicos”.
Pra quem ainda não conhece a Prefs, basta visitar a fan page no Facebook, twitter ou instagram da Prefeitura de Curitiba. Uma abordagem ousada, inovadora e próxima do cidadão. Tem também a Fan Page direcionada para divulgação da cidade para os turistas do exterior, toda em inglês, We are Curitiba.
Marcos iniciou sua palestra de forma descontraída e bem humorada, o que já era de se esperar. Abordou sobre a mudança de comportamento da sociedade, as novas gerações, novos conceitos, novos ambientes e atuação nas redes sociais como estratégia de comunicação.
O comportamento da sociedade e as formas de interação vem mudando muito, e rápido, portanto não dá mais pra querer fazer o mesmo de sempre. É preciso inovar, ousar, ser ágil e entender a melhor forma de comunicar-se com o seu público. Pra isso, é preciso saber quem é o seu público? Qual é o estilo de vida dele? Quais são os canais de comunicação que podem ser utilizados pra que ele possa te ouvir? Depois é entender que somente através de um bom, único e exclusivo conteúdo que você o atrairá.
Conteúdo é e será a maior ferramenta para conquistar e manter clientes. É muito importante, principalmente no meio digital, que o conteúdo seja produzido de forma ágil, atual, conectado com o momento, mesmo que pra isso o layout da postagem não seja o mais brilhante e perfeito. De uma forma geral, a equipe da Prefs trabalha da seguinte forma:
- Mídia – Comunicação 360°. Marketing, relações públicas, secretarias, todos devem falar a mesma língua. Pra isso ser viabilizado, além de muita comunicação (imagino o quanto não deve ter sido fácil) cada secretaria passou a ter um ponto focal de informações diretamente com as equipes de comunicação.
- Sac 2.0 – A equipe faz um enorme esforço para atender 100% das solicitações.
- Inteligência – Postagens certas na hora certa. Utilizar insights, ficar atento a oportunidades para transformação de conteúdo. Pra isso a autonomia da equipe é fundamental, pois não dá tempo pra querer percorrer os caminhos de aprovações. Nos momentos de crises, quando por exemplo um usuário posta algo que ele acha que está errado na cidade, faz um desabafo de uma situação, a saída da equipe é entrar em contato com as secretarias envolvidas para dar uma resposta ao cidadão. O usuário quer uma resposta, quer ser ouvido.
Crise = Agilidade + Sinceridade = Oportunidade.
Ele apresentou um estudo onde:
- Em geral 56% das pessoas assistem TV com algum device (celular, notebook, ipad, etc.) na mão.
- 61% são jovens.
Enquanto estão assistindo TV:
- 50% estão nas redes sociais. Ontem mesmo o meu esposo postava comentários pelo celular durante o jogo do Flamengo e Palmeiras.
- 43% estão vendo seus e-mails.
- 32% realizando buscas na internet.
Nesse ponto, se você pretende comprar mídia para divulgar o seu negócio, Marcos alerta para a compra cruzada de mídias. O que adianta você investir uma verba robusta apenas em TV, se na hora do seu comercial o cliente está nas redes sociais? Faça uma mídia compartilhada, desenvolva conteúdos específicos e especiais pra cada meio e com certeza o engajamento será muito maior e os resultados também.
Pra finalizar, o sucesso do projeto das redes sociais da Prefeitura é devido ao apoio da Secretaria de Comunicação e do Prefeito, que apostaram na idéia e continuam apoiando a equipe na continuidade do trabalho. Ou seja, se o diretor da sua empresa, não apostar na causa, esqueça. Marcos disse que a marca de sua equipe é Ousadia e Alegria. Nada melhor do que ser feliz no que faz.
Vídeo: Happy – We are Curitiba
O evento foi realizado pela ESAE/FGV em 17/09/2014.